Martelo hidráulico de 5 ou 8 toneladas
Os martelos hidráulicos são a evolução tecnológica dos antigos “bate-estacas queda livre” usados para cravação de perfis metálicos, prancha, pré-moldadas de concreto ou tubos.
Definir o modelo ideal de equipamento para uma obra é uma decisão que ocorre em função de fatores como cargas, dimensões e peso das estacas; acessos no canteiro e capacidade do solo para suportar o peso do bate-estaca.
Geralmente o projetista informa o peso mínimo do pilão de cravação. A recomentação varia de acordo com o tipo de estaca. Por exemplo, na estaca metálica muitas vezes o peso do pilão deve ser pelo menos o mesmo peso da estaca. Sendo que quanto mais pesado for o pilão, maior a energia de cravação e por conseguinte a estaca atinge mais rapidamente a carga de trabalho solicitada.
O martelo hidráulico é mais rápido, eficiente e produtivo. Pois consegue dar em torno de 100 golpes por minuto com 95% de eficiência na transmissão da energia de cravação. Para se ter uma comparação, o bate-estaca queda livre consegue em torno de 20 golpes por minuto e mesmo assim ainda perde energia por conta do atrito com a torre e os cabos, sendo considerado apenas 40% de eficiência na cravação. Ou seja, perde 60% da energia no processo.
Dependendo do terreno e da logística na obra é possível conseguir uma produtividade média de 80 a 110m de estaca cravada por dia com um equipamento hidráulico. No “bate-estaca queda livre” seria em torno de 30 a 40m.
A cravação de estacas com martelo hidráulico tem a vantagem de:
- Conseguir velocidade elevada na cravação devido a sua alta eficiência e elevada frequência de golpes;
- Se movimentar rapidamente de uma estaca para a outra por ser montado sobre esteiras;
- Fazer ajustes durante o processo de cravação por ser equipado com sensores de monitoramento e computador de regulagem;
- Cravar rapidamente estacas com inclinação de até 15 graus;
- Ter controle praticamente total no resultado da cravação, devido ao acompanhamento da cravação a cada golpe e a possibilidade de intervir em tempo real;
- Ter mais segurança na execução do trabalho por ter sistema de alerta e controle do processo.