Solicite agora

 

NOSSOS SERVIÇOS

A Fundações Especiais é especialista em gestão de obras de fundações

POR QUE NOS ESCOLHER

• Equipe altamente capacitada • Segurança em seu investimento • Compromisso com a qualidade • Avaliação de custos  

 Excelência na entrega Melhores soluções  Equipemento de última geração

DSC04820novo1.jpg

Hélice contínua de 30cm a 1m de diâmetro

 

A hélice contínua tem alta produtividade, podendo ser acima de 400 metros de estaca por dia, desde que as perdas de produtividade e desperdícios sejam solucionadas antes mesmo da obra começar.

 

O Brasil está em segundo lugar no ranking dos países que mais executam esse tipo de fundação, perdendo apenas para o Reino Unido. Na prática os equipamentos de hélice contínua fazem a perfuração do terreno com trado que pode ter de 30cm a 1m de diâmetro. Após chegar na profundidade do projeto ele retorna injetando concreto por dentro do trado. Todo o processo é monitorado por sensores que possibilitam fazer os ajustes e análise do resultado.

 

A solução é utilizada principalmente em solos argilosos, siltosos e arenosos, com ou sem a presença de água. O equipamento corta o solo sem gerar vibração e o único barulho é o do motor, sem batidas ou pancadas fortes. O procedimento leva geralmente minutos e por isso a produtividade pode chegar a mais de 400m por dia se não houver gargalos na produção.

 

Pesquisa realizada pela Fundações Especiais mostra os principais itens que atrapalham a produtividade na execução da estaca hélice contínua. É importante destacar que a concreteira é responsável por mais da metade da produtividade da obra.

 

 

A execução da estaca depende da sincronia entre vários fornecedores com atividades diferentes. Por isso é importante que todos saibam suas funçoes e responsabilidades:

 

- Concreteira deve fornecer o concreto com pedrisco usinado e bombeado de forma contínua e ininterrupta, com fck ≥ 30 MPa, SLUMP TEST de 22 à 25 cm e consumo mínimo de cimento de 400kg/m³. Considerar tempo de pega acima de 3 horas a partir do momento que o caminhão chegar ao lado da perfuratriz. A programação deve ser feita com antecedência mínima de 24h.

- Bomba de injeção com misturador do tipo estacionária ou móvel dotada de 02 cilindros com capacidade de bombeamento mínimo de 60m³/hora para as estacas de diâmetro até Ø 500mm e 80m³/hora para diâmetros maiores e pressão aplicada superior a 6 bar.

- Caminhão de concreto com capacidade para pelo menos 7m3 de concreto.

- Controle tecnológico do concreto através da realização do Slump Test na chegada do caminhão de concreto na obra. Geralmente se retira 6 corpos de prova por cada caminhão para serem rompidos com 7, 14 e 21 dias depois.

- Retro-escavadeira traçada e disponível o tempo inteiro para retirada do solo que se acumula ao lado da estaca e auxílio na colocação da armação.

- Locação das estacas com estação topográfica utilizando piquetes e testemunhos com conferência antes, durante e após a execução. De preferência, ter sempre o dobro de piquetes locados todos os dias.

- Fabricação das armações da estaca com colocação dos espaçadores.

- Execução dos ensaios de prova de carga com colocação das barras de reação.

 

Normalmente o orçamento considera apenas a mobilização e desmobilização do equipamento; e o preço do metro. Contudo, é importante orçar também os outros fornecedores para ter a noção do valor global do serviço.

 

 

NOSSAS OBRAS

Confira no vídeo um pouco mais sobre a nossa empresa, serviços que oferecemos para nossos clientes e nossos melhores profissionais. 

 

 

16

ANOS DE HISTÓRIA

1.436

CLIENTES SATISFEITOS

5.275

PROJETOS EXECUTADOS

+1MI

ESTACAS EXECUTADAS