Ainda não sabe o que é a estaca hélice contínua e como funciona na prática? Trata-se de um dos tipos de fundação mais comuns e usuais no país. Essa estaca de concreto caracteriza-se pela sua estrutura moldada in loco.
Além disso, é conhecida como uma fundação profunda e com uso versátil e eficiente, sendo possível realizar sua execução em lençóis freáticos – quando não são encontradas rochas no local.
Para saber mais sobre o que é a estaca hélice contínua, suas principais características, vantagens e desvantagens, continue conferindo o artigo!
Afinal, o que é a estaca hélice contínua?
Em primeiro lugar, se você deseja saber de fato o que é a estaca hélice contínua, deve considerar que, um dos principais atributos desse tipo de fundação, é a sua perfuração. Desse modo, sua execução exige o uso de um aparelho trado helicoidal. Esse equipamento tem função contínua, ou seja, no mesmo momento que faz a concretagem da estaca, ele é responsável por retirar o solo.
Após a introdução desse item no terreno e realizar a perfuração, é necessário lançar o concreto a partir de um tubo metálico.
O diâmetro pode variar de acordo com o projeto, contudo, os mais comuns são entre 300 mm até 600 mm. Vale ressaltar que, um dos benefícios do equipamento é sua capacidade de fazer essas estacas até uma profundidade total de 28m.
Ademais, o uso desse equipamento garante um estaqueamento mais ágil, bem como permite o monitoramento eletrônico com uma série de recursos, entre eles:
- Velocidade de descida, subida e rotação do trado;
- Controle de profundidade;
- Pressão de concretagem;
- Entre outros.
Isso permite não apenas um maior controle, como também a segurança a partir da atividade de elementos da fundação. Além disso, há um menor nível de ruídos e até mesmo de lixo nos canteiros da obra. Isso porque, como uma estaca escavada, não causa barulhos e vibrações muito fortes, evitando o incômodo em locais próximos e terrenos vizinhos.
As principais vantagens da Estaca Hélice Contínua
Uma das principais vantagens da Estaca Hélice Contínua é sua alta produtividade, principalmente se fizermos um comparativo acerca de outros modelos de fundações. Além disso, após entender o que é a estaca hélice contínua, você pode perceber que ela possui uma elevada capacidade de carga. Desse modo, é possível reduzir a quantidade necessária de blocos de coroamento.
Outro ponto positivo é que, como foi dito acima, uma de suas características é que possui vibrações reduzidas, o que evita o desconforto para os vizinhos. Sendo assim, durante o processo executivo não há problemas com barulhos extravagantes. Vale lembrar, no entanto, que de toda forma é importante fazer uma avaliação e obter laudo técnico de outras edificações próximas ao local. Essa é uma maneira de evitar possíveis transtornos no futuro.
Ademais, outros benefícios desse tipo de fundação são:
- Monitoramento eletrônico: isso permite uma maior noção de profundidade, de como o trado está inclinado e verticalizado, o quão veloz está a rotação, entre outros benefícios.
- Penetração em camadas de maior resistência, com limite para o trado;
- Grande profundidade de execução, tendo em vista que alcança até 28m;
- Capacidade de uso em solos arenosos, coesivos e até mesmo não coesivos (com possibilidade de penetração abaixo ou acima do solo);
- Entre outros.
Essa estaca também permite um fácil manuseio e maior agilidade para executar o serviço completo.
Como ocorre o processo de execução da estaca hélice contínua?
Se você deseja saber o que é a estaca hélice contínua, também deve levar em consideração o processo desse tipo de fundação. Para melhor compreensão, montamos um passo a passo. Veja a seguir:
Perfuração
Essa primeira etapa destaca-se pela escavação a partir da rotação da hélice. Para isso, o torque é aplicado até o nível mais profundo estabelecido dentro do padrão do projeto.
Além disso, vale ressaltar que durante o processo para chegar à profundidade almejada, não se deve retirar a hélice, pois ela garante maior estabilidade para a concretagem. Isso pode incluir (ou não) a presença de um solo arenoso.
Concretagem
Atentar-se para essa etapa de concretagem também é importante para quem deseja saber mais sobre o que é a estaca hélice contínua. Nesse caso, deve-se iniciá-la antes de atingir a profundidade estabelecida. É preciso bombear o concreto de forma simultânea à remoção do solo que foi escavado.
A resistência do concreto deve estar de acordo com a NBR 6122/2012.
Inserção de armadura
Na etapa de inserção de armadura, não se deve colocá-la antes de realizar a concretagem. Essa introdução deve ser feita a partir de um pilão ou pela gravidade.
Conclusão
Por fim, esperamos que você tenha alcançado o objetivo deste artigo: entender o que é a estaca hélice contínua e as principais características desse tipo de fundação. A boa notícia é que nós da Fundações Especiais podemos ajudá-lo no processo de execução e gerenciamento da equipe que participa desse processo.
Podemos auxiliar você dentro desse processo a partir da indicação de fornecedores e consultoria com profissionais experientes em fundações.
Acesse nosso site e saiba mais sobre o que é a estaca hélice contínua!