Hélice contínua de 30cm a 1m de diâmetro

A hélice contínua tem alta produtividade, podendo ser acima de 400 metros de estaca por dia, desde que as perdas de produtividade e desperdícios sejam solucionadas antes mesmo da obra começar.

 

O Brasil está em segundo lugar no ranking dos países que mais executam esse tipo de fundação, perdendo apenas para o Reino Unido. Na prática os equipamentos de hélice contínua fazem a perfuração do terreno com trado que pode ter de 30cm a 1m de diâmetro. Após chegar na profundidade do projeto ele retorna injetando concreto por dentro do trado. Todo o processo é monitorado por sensores que possibilitam fazer os ajustes e análise do resultado.

 

A solução é utilizada principalmente em solos argilosos, siltosos e arenosos, com ou sem a presença de água. O equipamento corta o solo sem gerar vibração e o único barulho é o do motor, sem batidas ou pancadas fortes. O procedimento leva geralmente minutos e por isso a produtividade pode chegar a mais de 400m por dia se não houver gargalos na produção.

 

Pesquisa realizada pela Fundações Especiais mostra os principais itens que atrapalham a produtividade na execução da estaca hélice contínua. É importante destacar que a concreteira é responsável por mais da metade da produtividade da obra.

A execução da estaca depende da sincronia entre vários fornecedores com atividades diferentes. Por isso é importante que todos saibam suas funçoes e responsabilidades:

- Concreteira deve fornecer o concreto com pedrisco usinado e bombeado de forma contínua e ininterrupta, com fck ≥ 30 MPa, SLUMP TEST de 22 à 25 cm e consumo mínimo de cimento de 400kg/m³. Considerar tempo de pega acima de 3 horas a partir do momento que o caminhão chegar ao lado da perfuratriz. A programação deve ser feita com antecedência mínima de 24h.

- Bomba de injeção com misturador do tipo estacionária ou móvel dotada de 02 cilindros com capacidade de bombeamento mínimo de 60m³/hora para as estacas de diâmetro até Ø 500mm e 80m³/hora para diâmetros maiores e pressão aplicada superior a 6 bar.

- Caminhão de concreto com capacidade para pelo menos 7m3 de concreto.

- Controle tecnológico do concreto através da realização do Slump Test na chegada do caminhão de concreto na obra. Geralmente se retira 6 corpos de prova por cada caminhão para serem rompidos com 7, 14 e 21 dias depois.

- Retro-escavadeira traçada e disponível o tempo inteiro para retirada do solo que se acumula ao lado da estaca e auxílio na colocação da armação.

- Locação das estacas com estação topográfica utilizando piquetes e testemunhos com conferência antes, durante e após a execução. De preferência, ter sempre o dobro de piquetes locados todos os dias.

- Fabricação das armações da estaca com colocação dos espaçadores.

- Execução dos ensaios de prova de carga com colocação das barras de reação.

Normalmente o orçamento considera apenas a mobilização e desmobilização do equipamento; e o preço do metro. Contudo, é importante orçar também os outros fornecedores para ter a noção do valor global do serviço.

Fundações Especiais

Clientes Parceiros

Vale

CONSTRUTORA TENDA

ACA BRASIL

Novo ATACAREJO

MOURA DUBEUX

GAV RESORTS

CONSUL ENGENHARIA

LUCENA INFRAESTRUTURA

SANCHES TRIPOLONI

GABRIEL BACELAR

ACLF Empreendimentos

RIO AVE

G2BASE (GERDAU)

NOSSAS OBRAS

Confira no vídeo um pouco mais sobre a nossa empresa, serviços que oferecemos para nossos clientes e nossos melhores profissionais.