Fundações se Aprende na Obra

 

 

Ao longo dessa jornada executando obras complexas e em situações difíceis, como a Estrada de Ferro Carajás (Maranhão e Pará) e na Via Mangue (Pernambuco), aprendemos que o caráter do engenheiro é formado durante a execução no canteiro de obra. 

 

Por isso a Fundações Especiais tem parcerias com os professores e universidades para proporcionar aos alunos a visita técnica as obras de maior relevância. Durante o ano de 2018 tivemos a visita das turmas de engenharia civil da Faculdade Integradas de Vitória de Santo Antão (FAINTVISA) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) na obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Cabanga (ETE Cabanga), em Recife, considerada atualmente a maior obra de cravação de estacas do Nordeste.

 

A última visita do ano foi em novembro onde tivemos a participação de 45 alunos da cadeira de Solos 2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), ministrada pelo professor Eduardo Antonio Maia Lins, na obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cabanga em Recife/PE.

 

A gestora da obra, Jessica Lima, explicou que é a maior estação de tratamento de esgoto de Pernambuco e está sendo ampliada e modernizada, com implantação de novas tecnologias para tratar 1000lt de água por segundo, utilizando a tecnologia de desinfecção por sistemas de ultravioleta.

 

O supervisor de obras da Fundações Especiais, Wagner Farias, explicou o planejamento e desafios de cravar 1.652 estacas metálicas. Serão aproximadamente 38.304m de estaca HP310 x 79.

 

 

Se quiser agendar uma visita as nossas obras é só entrar em contato pelo telefone (81) 9 9834.3000 (Whatsapp) ou enviar email para comercial@fundacoesespeciais.net.br.