Você conhece todos os ítens que devem ser orçados na estaca hélice contínua? Verifique agora se não está esquecendo nada.

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Para que a empresa de fundações execute um metro de estaca hélice contínua o cliente precisa contratar pelo menos 6 fornecedores diferentes que desempenham papeis importantes durante o processo.

Normalmente o orçamento para a empresa que vai executar a fundação considera apenas o preço do metro e a mobilização/desmobilização do equipamento. E os materiais? E os outros serviços que também precisam ser contratados?[/vc_column_text][vc_column_text]É comum as licitações públicas ou privadas resumirem vários serviços em apenas um ítem ou esquecerem de considerar a logística de equipamentos ou incluir os ensaios de prova de carga da estaca.

 

Por isso montamos um resumo dos principais ítens:

 

Serviços:[/vc_column_text][vc_column_text]

  • Concreteira deve fornecer o concreto conforme o projeto. O preço vai variar de acordo com o volume de concreto por mês.

 

  • Bomba de injeção com misturador do tipo estacionária ou móvel dotada de 02 cilindros com capacidade de bombeamento mínimo de 60m³/hora para as estacas de diâmetro até Ø 500mm e 80m³/hora para diâmetros maiores e pressão aplicada superior a 6 bar. Esse serviço geralmente é negociado junto com a concreteira que fornece o concreto. Mas, se houver problemas no fornecimento, sugerimos contratar com outra empresa.

 

  • Caminhão de concreto com capacidade para pelo menos 7m3 de concreto. Se possível, preferir betoneiras com menos de 5 anos de fabricação , pois o concreto desgasta o equipamento muito rápido.

 

  • Controle tecnológico do concreto através da realização do Slump Test na chegada do caminhão de concreto na obra. Geralmente se retira 6 corpos de prova por cada caminhão para serem rompidos com 7, 14 e 21 dias depois.

 

  •  Retro-escavadeira traçada e disponível o tempo inteiro para retirada do solo que se acumula ao lado da estaca e auxílio na colocação da armação.

 

  •  Locação das estacas com estação topográfica utilizando piquetes e testemunhos com conferência antes, durante e após a execução. De preferência, ter sempre o dobro de piquetes locados todos os dias.

 

Insumos:

 

  • Concreto usinado e bombeado de forma contínua e ininterrupta, com pedrisco, com fck ≥ 30 MPa, SLUMP TEST de 22 à 25 cm e consumo mínimo de cimento de 400kg/m³. Considerar tempo de pega acima de 3 horas a partir do momento que o caminhão chegar ao lado da perfuratriz. A programação deve ser feita com antecedência mínima de 24h.

 

  • Compra das barras de aço e arame para fabricação das armações da estaca conforme o projeto.

 

  •  Compra dos espaçadores plásticos para colocação nas ferragens. Geralmente se usa a referência FU-40 da Jeruel ou similar. Por exemplo, pode-se considerar 4 espaçadores a cada metro, sendo um de cada lado.

 

  •  Execução dos ensaios de prova de carga com colocação das barras de reação.

[/vc_column_text][vc_single_image image=”2889″ img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”fadeInDown”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário